A PROSIDER foi fundada em 1973, pelos Srs. Ronaldo Lima Bento e Marcelo Santólia, em área de aprox. 6.000 m², localizada no bairro Betânia, em Belo horizonte/MG. A Rua deste imóvel foi então rebatizada oficialmente como “Rua Sanben”, junção das iniciais dos dois sobrenomes. Este imóvel, bem como todas as suas benfeitorias ainda são de propriedade da PROSIDER.
A PROSIDER nasceu em função da experiência dos fundadores no mercado siderúrgico, quando fabricavam e vendiam gusa às siderúrgicas da época. O bom relacionamento comercial firmado com estas empresas, em especial com a empresa Mannesmann S/A, alavancou a ideia de fundar a PROSIDER (fundição de ferro), objetivando fornecimentos de lingoteiras.
Contando com um Forno Cubilot de boa capacidade para a época, galpão de aprox. 600 m², uma ponte rolante, muita coragem e determinação, o impulso inicial foi um pedido de compra de 6 meses de lingoteiras utilizadas na Usina do Barreiro da Mannesmann.
Tempos difíceis, a fase inicial foi de erros e acertos no desenvolvimento dos produtos, sendo fundamental em nossa trajetória o apoio dado pela Mannesmann, permitindo que utilizássemos a sua estrutura de laboratórios e aciaria para evolução técnica de nossas peças e processos metalúrgicos.
Por tudo isso, registre-se nossa gratidão à postura e filosofia da instituição Mannesmann, propagada fielmente pelos profissionais que a representavam na época.
Em 1974, o Sr. Marcelo Santólia por motivações pessoais deixa a PROSIDER, tendo sua parte adquirida pelo sócio remanescente, Sr. Ronaldo Lima Bento, que permanece até os dias atuais como seu principal acionista e executivo.
Em 1981, a PROSIDER, de maneira pioneira entre as fundições de pequeno e médio porte, implanta “Fornos Elétricos a Indução”, marca Incopal Pillar, mod. Mark VII, com um cadinho de 4.500 kgs. Esta aquisição alçou a PROSIDER a outro patamar de qualidade metalúrgica.
Tempos melhores, entretanto ainda esbarrávamos em problemas que impediam uma melhoria contínua na qualidade metalúrgica de nossos produtos. Desta forma, em 1982, contratávamos a empresa americana de tecnologia em metalurgia, MEEHANITE Corp. Com cerca de 600 laboratórios avançados distribuídos pelo mundo, passamos a ser assessorados diretamente, por exigência do Sr. Ronaldo, pelo Diretor Geral da Meehanite para a América do Sul, Dr. Roberto Davy, Argentino de grande capacidade que deixou marcas indeléveis em nossa evolução de qualidade metalúrgica. Esta parceria perdurou até o ano de 1991. Ao Dr. Roberto Davy (já falecido), registre-se também nossa gratidão.
Em 1985, ciente das limitações impostas ao nosso crescimento pelas instalações de pequeno porte da Betânia, A PROSIDER adquire novo terreno, de aprox. 150.000 m², localizado na cidade de Brumadinho/MG, e inicia a construção de nova unidade fabril. A previsão de mudança e início de produção estava prevista para Junho /1987. Entretanto, um fato alterou estes planos. Em 30/12/1986, um acidente com um dos fornos provocou uma explosão que danificou severamente a então fábrica da Betânia. Não tivemos vítimas, mas este fato precipitou o início das atividades de produção na nova fábrica de Brumadinho/MG.
Em 15/04/1987, tirávamos a 1ª corrida na nova unidade, com aprox. 1.800 m² de galpão.
A mudança para a cidade de Brumadinho não foi tarefa fácil, encontramos obstáculos os mais diversos, superamos a todos com muita perseverança. Mas dentre a todas as pessoas envolvidas neste processo, registre-se nossa gratidão ao Sr. José Ernesto Teixeira, prefeito da Cidade de Brumadinho/MG nos períodos de grandes entraves, que muito nos ajudou.
A partir daí a PROSIDER só fez se desenvolver, adquirindo novos equipamentos e novos clientes , fidelizando-os por muito anos.
Em 1992 expandimos a área de galpões, passando a aprox. 2.400 m².
Em 1995 adquirimos o 1º espectrômetro da marca Hilger.
Em 1997 implantamos o 2º cadinho de 4.500 kgs, passando a operar em conjunto os 2 cadinhos, aumentando nossa capacidade de peso unitário para até 12.000 kg/peça.
Em 1999 expandimos a área de galpões, passando a aprox. 4.000 m².
Em 2000, implantamos modelação própria, completamente aparelhada e pronta para reparos e construção de modelos novos.
Em 2002 implantamos setor de usinagem, com máquinas de grande porte, adaptadas às peças fabricadas.
Em 2004 expandimos a área de galpões, passando a aprox. 6.000 m².
A década em curso mostrou-se a mais profícua de nossa história, com condições favoráveis na economia brasileira e mundial, obtivemos resultados expressivos, e fiéis à nossa filosofia, reinvestimos grande parte de nossos lucros na aquisição de novos equipamentos, modernização dos existentes, melhoria e implantação de novas instalações para as mais variadas atividades, conforme segue :
Em 2005 adquirimos e implantamos mais 2 pontes rolantes (de 10 e de 16/6,3 ton), 1 carro de transferência de 15 ton, e ainda novo transformador de 1500 kva.
Ainda em 2005, adquirimos novo “Forno Elétrico a Indução”, marca Incopal Pillar, mod. Mark XVII, com um cadinho de 12.000 kgs, bem como novo sistema hidráulico e ainda novo sistema de resfriamento para este forno.
Adquirimos e implantamos também nova balança rodoviária Filizola, capacidade de 80 ton e plataforma de 20 m.
Em 2005 iniciamos a construção dos novos prédios de administração, refeitórios e Centro de Pesquisa.
Em 2006 aparelhamos completamente, inauguramos e passamos a utilizar os prédios acima descritos.
Abaixo vista do prédio de administração :
Abaixo vista do prédio dos refeitórios :
Abaixo vista do prédio do Centro de Pesquisa:
Em 2006 adquirimos e implantamos bateria de novos compressores rotativos, com capacidade para abastecimento de toda a fábrica.
Também em 2006, adquirimos e implantamos sistema de moldagem nº 1, em instalação completa (misturador continuo, tanques de resina e catalisador, silos de areia, misturador de tinta, painéis elétricos, etc).
Ainda em 2006, adquirimos e implantamos mais 2 pontes rolantes (de 10 e de 16/6,3 ton).
Neste mesmo ano, adquirimos e implantamos “Sistema Completo de Transporte de Areia Nova”, idem para “Sistema Completo de Transporte de Areia Recuperada”.
Ainda adquirimos e implantamos “Sistema Completo de Recuperação Mecânica de Areia” e “Sistema Completo de Recuperação Térmica de Areia”, complementados por sistema de silos para escoamento da areia recuperada, finalizando a destinação deste resíduo de maneira responsável.
Em 2007, adquirimos e implantamos sistema de moldagem nº 2, em instalação completa (misturador continuo, tanques de resina e catalisador, silos de areia, misturador de tinta, painéis elétricos, etc). (Idêntico ao sistema nº 1).
Também em 2007 adquirimos e implantamos sistema de resfriamento de areia, complementando nossos processos de recuperação deste material.
Adquirimos novas bombas para resfriamento dos fornos Mark VII, renovando todo o sistema.
Adquirimos e implantamos novo Transformador de 225 kva.
Neste mesmo ano aparelhamos completamente nosso “ Centro de Pesquisa”, com equipamentos novos, tais como: máquina universal de ensaios, durômetro de bancada, durômetro portátil, microscópio metalográfico uniocular, microscópio metalográfico trinocular com câmera digital, máquina para ensaio de areia, politriz para amostras, mobiliário completo para estas instalações, incluindo estrutura completa para auditório.
Em 2008 adquirimos e implantamos nova bateria de capacitores.
Também adquirimos e implantamos “Sistema de separação magnética”, complementando sistema de recuperação de areia.
Ainda em 2008, renovamos em grande escala, equipamentos de apoio, tais como maquinas de solda, pirômetros, etc.
Em 2009, adquirimos e implantamos mais 2 pontes rolantes (uma de 10 e uma de 6,3 ton), 01 pórtico de 6,3 ton, bem como mais dois carros de transferência (um de 10 e outro de 25 ton).
Em 2010, adquirimos e implantamos mais um Espectrômetro, marca Shimadzu.
Também em 2010 adquirimos e implantamos novas balanças de apoio à produção.
Ainda neste ano construímos, aparelhamos e passamos a utilizar novo prédio de alojamento, capacidade para até 20 pessoas.
Em 2011, adquirimos e implantamos mais um Espectrômetro, marca Shimadzu, para apoio ao Centro de Pesquisas.
Em 2013, adquirimos Carregadeira SDLG de grande porte para serviços auxiliares.
Em 2014 construímos pátio para armazenagem de caixas de fundição, com aprox. 1.200 m², aparelhado com pórtico de 6,3 ton.
Em 2015 estamos diante de uma crise econômica sem precedentes na história, desta forma estamos renovando nossas instalações e equipamentos, na certeza de que dias melhores virão, e estaremos de prontidão para a retomada dos níveis normais de produção.
Abaixo, A PROSIDER DO FUTURO :